domingo, 28 de julho de 2013

Livros Entre Linhas: Lola e o Garoto da Casa ao Lado


Eis nossa primeira postagem, yay! Livros Entre Linhas é a coluna dos livros e eu fui a escolhida para fazer a primeira postagem do blog. Muita pressão? Que nada! Vamos ao que interessa:
 
Nome do Mundo: Lola e o Garoto da Casa ao Lado.
Único em seu Universo.
Dimensão: 288 páginas.
Criadora: Stephanie Perkins.
Data de Nascimento: 
BRA: 2012. / US: 2011.
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Novo Conceito.
Onde Obter: Saraiva - Livraria Cultura - PDF
Relatório Completo: Skoob.
Sinopse: A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.



Para quem já leu Anna e o beijo francês sabe que Stephanie Perkins não brinca em serviço (e para quem não leu, recomendo), ela não deixa a desejar em nenhum capitulo e o final do livro sempre é adorado por quase todos (por que sempre temos alguém com opinião diferente da nossa!). 
Lola, com seus cabelos coloridos, roupas customizadas por ela e maquiagem de acordo, é filha de uma mulher alcoólatra e vive com um casal de gays, sendo um deles seu tio. Ela namora um cara mais velho que toca em uma banda (o sonho de qualquer... tá, o sonho da maioria das garotas), e o seu sonho é ir ao baile de inverno usando o vestido de Maria Antonieta e botas de combate, um vestido tão grande que seriam necessárias portas duplas para a deixar passar.


“Valorizam demais o que é perfeito. Perfeição é um tédio.”


O seu vizinho de porta é Cricket bell e ele é a paixão antiga de Lola. Quando ela pensou que havia se livrado dele, ele retorna, e assim como todos os homens, ele praticamente dá um nó na vida de nossa protagonista.
Sem muitos spoilers, por que o foco principal é o passado de Cricket com Lola, por que ela fica tão desesperada quando ele retorna? É claro que uma paixão antiga é sempre indesejável, mas Cricket não é apenas uma paixão.


“A vida é curta demais para sermos a mesma pessoa todos os dias” 


A família nada convencional de Lola é um dos lugares para onde os holofotes estão apontados. Ela vive com um casal de gays e sua mãe biológica é alcoólatra, mas nada disso é motivo para a protagonista ser uma adolescente rebelde (apesar de suas roupas, cabelo e maquiagem mostrar totalmente o contrário), ela consegue lidar muito bem com sua família, se não fosse pelo fato de seus "pais" não aceitarem seu namorado mais velho.O que eu amo na Stephanie Perkins é que seus personagens nunca são totalmente normais, e é isso que um leitor sempre procura não? Que graça teria ler sobre uma coisa que você já está cansado de ver? A protagonista é tão imprevisível que você nunca sabe se ela vai pular de um avião na próxima premissa. Perfeito!


Sobre os personagens secundários, temos a irmã de Cricket que também faz parte do nó da vida de Lola, a terrível e mimada Callíope, que compete patinação artística. Temos também a melhor amiga de Lola, Lindsey e... (Deixei o melhor para o final)... Anna e St. Clair!

SIM, DEUSES, SIM! ANNA E ST. CLAIR APARECEM NESTE LIVRO.
Eles estão noivos e trabalham com Lola no cinema. Só quem leu Anna e o beijo francês sabe como a paixão pelos filmes é grande. 



"Meus olhos se abrem, e meu coração está na minha garganta. — Cricket... Eu não sou isso.
Ele para de colocar grampos no meu cabelo. — O que você quer dizer?
— Você construiu essa idéia sobre mim, este ideal, mas eu não sou essa pessoa. Eu não sou perfeita. Estou longe de ser perfeita. Eu não mereço uma história tão bonita.
— Lola. Você é a história." 


Para finalizar: o livro tem um enredo incrível que prende o leitor do começo ao fim, você não conhece apenas a protagonista, mas o passado de outros personagens também são aprofundados. Ótimo livro para ler em uma tarde. Sem deixar "pontas soltas" ou "assuntos mal resolvidos" entre personagens.





Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal